[Together] sobre conhecer músicas novas

Quando comecei com o Invisible Hyun no mês passado, minha intenção era a de postar apenas resenhas, teorias e diários de leitura, evitando ao máximo falar sobre minha vida pessoal e meu dia-a-dia... Porém, acabei sentindo falta disso, de mostrar um pouco de mim, de criar um espaço onde eu me sinta livre para postar meus pensamentos relacionados não apenas ao que assisto, leio e ouço, mas também às coisas que vivo.
Pensando nisso, decidi me permitir escrever sobre a Lilah doida de sempre e no meio do caminho me deparei com um projeto muito interessante chamado Together, que consiste em unir blogueiros e dar uma mãozinha nas atualizações mensais quando as ideias e inspirações dão aquela escapadinha e se esquecem de voltar - acontece muito!!




Eu me inscrevi e não sei bem se minha participação já está valendo, mas aqui está a minha contribuição para o projeto!


sobre conhecer músicas novas

Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva de agosto do Together, 
um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, clique aqui.



Ah, a música! Quem me conhece sabe que eu me finquei no mundo do kpop, mas ultimamente eu tenho dado muitas escapulidas por outros estilos musicais e se tem uma coisa que eu adoro é encontrar artistas e músicas novos - ou aqueles que não são novos, mas que ainda não tive oportunidade de ouvir. Não parece uma tarefa fácil, mas é muito simples.

No caso do kpop, sempre tem algo novo pra gente escutar. Sempre há grupos fazendo comebacks, regravando músicas antigas e fazendo covers (que é o que mais me ajuda a descobrir tanto músicas do kpop como de outros estilos). Por exemplo, quando Shownu cantou "All of Me" em sua missão no programa No Mercy eu fui procurar pela música original na voz do John Legend e até hoje adoro ouví-la (o mesmo aconteceu com "Want To Want Me" do Jason Derulo que eu conheci quando o Hyunseong a apresentou em seu solo no show em São Paulo e com esse cover que o Kangjun fez de "Lost Stars").

Mas Lilah do céu, essas músicas são tão conhecidas, como você nunca tinha escutado?
Então, a pessoa que vos digita não costumava ouvir rádios ou ver novelas, por isso muitas canções passaram batido e eu fui descobri-las apenas muito depois, quando seu sucesso já estava morno. E essa é outra dica que eu dou: ouça rádios!
Aqui no escritório onde eu trabalho a gente escuta música o dia inteiro e como o pessoal tem um gosto musical meio parecido (todas gostamos de pop e rock clássico) fica mais fácil decidir que estação escolher. Online é possível descobrir estações de todos os ritmos e de vários lugares do mundo e você não precisa se preocupar com a construção de playlists. O único problema é que a maioria das estações repete muitas canções e talvez você acabe enjoando de certos artistas, mas nada que uma nova estação não possa consertar.
• algumas músicas que descobri através de rádios online: Cecilia And The Satellite (Andrew McMahon), Come On Get Higher (Matt Nathanson), Burn Baby Burn (Ash)...

Sobre playlists, a dica é o Spotify. Existem playlists prontas separadas por categorias e você também pode criar a sua própria playlist na vibe em que estiver. Mas o que me ajuda a descobrir novas músicas é caçar artistas: abro o perfil de uma banda e sempre há uma lista de bandas relacionadas/similares e aí eu vou clicando e experimentando o som delas. Se gostei, eu sigo e/ou adiciono as músicas em uma playlist e continuo clicando até que o círculo de artistas se feche (nunca aconteceu, acho que dá pra buscar infinitamente).
• algumas músicas que descobri através desse método: Something To Believe In (Young The Giant), Rich Love (One Republic &Seeb), Walk This Way (Salu), Itan na Star (Official Hige DANdism)...

Outro método que infelizmente não funciona mais, me permitiu achar muita música divertida através dele. Lembra do Vine? Então, na época em que me aventurei nessa coisa de edição de vídeos passei a acompanhar o trabalho de outras pessoas e mesmo com a curta duração, os preciosos 6 segundos já despertavam nosso interesse pela música usada na edição do vídeo. O Vine como era antes já acabou, mas ainda é possível achar muitas ótimas edições de vídeo no youtube e no instagram.
• algumas músicas que conheci através de edições de vídeo: Wait (NF) [conheci por essa edit], idfc (Blackbear), Fools (Troye Sivan)...

Também é possível conhecer músicas novas através de filmes, séries e animes e é claro, o método infalível conhecido como indicação de amigos (principalmente quando seu amigo é do tipo que sabe que você vai viciar em todas as músicas que ele te indicar).
• alguns grupos indicados por uma amiga que sabe dos meus vícios como ninguém: Boyfriend, BTS,  Sistar, Winner, Kard...

Enfim, essas foram algumas dicas e indicações de músicas, quem quiser me indicar artistas novos para ouvir por favor deixem nos comentários que eu com certeza vou pesquisar e escutar!

6 comentários:

  1. Primeiramente, obrigada pela visita Lilah! ♥
    Obrigada pela dica do player pelo computador, não sabia disso. Tenho mais costume de deixar o Spotify do celular rodar as músicas xD
    (obs: não sei quando você leu meu post os players não apareceram, mas arrumei e acho que dá pra ouvir minhas indicações agora)

    Eu adorava ouvir rádio quando mais nova, acho que é porque não tinha tanta opção de entretenimento e gostava de ficar caçando músicas por lá (mesmo quando não entendia o nome da mesma) ;P

    Não sou uma conhecedora de k-pop, mas gosto muito de BigBang e SHINee. Cheguei a ouvir 2NE1, MBLAQ e Super Junior. Talvez você conheça algumas dessas, mas se não, fica a minha recomendação. Fora do k-pop, te recomendo Thousand Foot Krutch (tipo, não conheço ninguém que já ouviu fora eu... Que tal ser a primeira? HAUHSAUHSAUHSA) e SuperFruit.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, eu tô indo já conferir a sua playlist, porque quando eu li teu post elas não apareceram mesmo xD
      Obrigada pelas recomendações, eu adoro todos os grupos de kpop que você citou e vou procurar Thousand Foot Krutch sim!

      Excluir
  2. Lilah, primeiro queria agradecer por passar la no blog. Segundo, é verdade,pessoal de blog com a mesma idade é bem difícil de achar,provavelmente porque quase todo mundo tem a vida super corrida ou não se interessa em nada que não seja blog fit ou de propaganda... Anyway, meu conhecimento de Kpop é quase nulo então vou experimentar umas dicas suas, eu também quase não escuto rádio, se escuto é porque estou em algum lugar que as pessoas ligaram um rádio.
    Se você gostar da indicação de Thousand Foot Krutch, que eu escuto há um boom tempo, logo seremos 3, eu indico tentar também Skillet, Five Finger Death Punch, Shinedown e Sum 41 que tem essa pegada Punk Rock, se quiser algo mais pro metal tem Lacuna Coil e Within Temptation. Sobre covers tem uma banda chamada Exit Heaven que tem um único albúm no spotify que é só de cover de músicas de rock clássico conhecidas.
    Bom espero que alguma das dicas te agrade, tchauzinho e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, wow, eu adoro Sum 41, então certamente vou adorar as demais indicações, obrigada!!!

      Excluir
  3. Oi Lilah!!
    Vim fazer uma visitinha no seu cantinho e achei a coisa mais lindinha....

    Menina, esse negócio de descobrir artistas/grupos novos é complicado mesmo. A cada dia surgem uns 20 e fica difícil de acompanhar, mesmo a gente querendo muito e até fazendo um esforçozinho :(
    Gostei das suas dicas, especialmente a da rádio. Já descobri várias músicas através das rádios, e o contrário também aconteceu: uma vez escutei uma música muito boa na academia (e ela sempre tocava todos os dias no mesmo horário), mas o cara que estava apresentando NUNCA falou o nome do artista ou da própria música... Resultado: até hoje não sei quem canta/qual música é. Acho que até esqueci a melodia.... :((((

    Não posso dar opinião a respeito do Spotify, porque não uso. Ao meu ver, não vou pagar pra escutar música (rsrsrsrs) sendo que eu posso ter acesso á playlists e conteúdo novo por outras plataformas. Mas deve funcionar pra muita gente, porque o que eu vejo de "vem conferir minha playlist x pra fazer tal coisa no spotify" por aí..... Dá pra fazer uma playlist gigante de várias playslits, hahaha

    Já aproveitei e anotei várias dicas das músicas que você indicou, porque eu amo conhecer bandas/artistas novos que "não são famosos", sabe? Normalmente eu me identifico melhor com eles (vai entender).

    Bjs!!

    PS: se você gostou da versão de 'All of Me' do Shownu, recomendo ouvir agora a versão ~famosíssima~ do Chanyeol (EXO). Eu amo!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu sofri muito com essa coisa de descobrir nome de música de rádio... Agora quando eu tenho conexão eu já uso o Shazam, mas se não tiver jeito, eu tento guardar um trecho da música e depois eu jogo no google pra caçar pela letra! uashuashasah Funcionou várias vezes xD
      Sobre o Spotify, eu não pago, eu uso o modo gratuito cujo infortúnio é apenas a interrupção dos anúncios. Eu acho um app mto bom ainda assim.

      Sério que tem uma versão de All Of Me do Chanyeol? Onde eu estava que nunca ouvi? Vou fazer isso já!!! Obrigada por me informar uashuashsaah

      Excluir